Definição de Liderança
- Thiago Barcelos
- 16 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

São várias as definições, mas tento focar no que de fato fez sentido para mim e também em relatos e ações de sucesso de outros bons líderes. Trazer este assunto com sínteses e fatos, é a tentativa de realmente ajudar a confirmar a atuação de outros líderes ou auxiliá-los em mudança, para terem em primeiro lugar a visão e foco humano na liderança de qualquer segmento.
E assim defino liderança como: Liderança é a participação recíproca, aberta e respeitosa de um líder com os seus liderados, pois assim, a confiança, comunicação, empatia, honestidade, caráter, pró-atividade e parceria estarão conectados, gerando automaticamente bons resultados de um trabalho em equipe.
Colocar em prática as qualidades e virtudes desta definição como primeira atividade junto à sua equipe – antes mesmo de qualquer execução de atividade técnica – é que dará a segurança e motivação para seguirem juntos, vencendo obstáculos e atingindo objetivos. Muitos defenderão que em determinadas situações, não conseguiríamos manter esta linha e que temos que ser incisivos, autoritários e etc... Não estou dizendo que nunca usaremos estes tópicos, pois após a liderança ser reconhecida pelos seus liderados, serão também utilizados, mas apenas quando necessário (e de forma proporcional e respeitosa). Mas enganam-se aqueles que acham que podem estar perdendo tempo, ao deixar o operacional por um momento – mesmo em situações críticas – para dedicar na estruturação humana do seu time. O tempo operacional que poderia estar perdendo, organizando a saúde organizacional do seu time, mostrando onde quer chegar e como, você ganha em rendimento e comprometimento que compensará qualquer tipo de atraso e com conquistas e formação de equipes duradouras. E quando o ambiente fica saudável, não apenas as atividades e objetivos alcançados são detectados, mas a equipe começa a ter momentos para repensar a forma de execução das próprias atividades e promover eles mesmos a inovação.
E quantos são aqueles que citam ou acham que uma liderança desta forma, você não conseguirá de imediato o engajamento e atingimento de metas da equipe? Serão vários! Mas estes na verdade ainda não são bons “Líderes”. São gestores sem a visão humana – característica principal da liderança de equipe – que durante suas gestões preocupam apenas com os resultados, em detrimento de um time maduro, comprometido e duradouro. Na maioria são os gestores de passagem que gerem e atingem seus resultados e objetivos, mas destroem a saúde organizacional e sinergia de seus times e, na maioria das vezes a imagem da empresa, a começar pela visão dos seus próprios subordinados.
E quantos devem estar analisando que o que compartilho é bonito na teoria, mas muito difícil na prática? Creio ser um número elevado, mas não entenderam que para ser um bom(a) líder, você precisa sim, ser este exemplo maduro de ações e postura, e conquistar a abertura na convivência com seus liderados adquirindo assim o lado respeitoso junto ao próximo. Se não possui ou tenta desenvolver estas virtudes ou conhecimentos consigo mesmo, não é treinamento ou este texto que irá te mudar. Mas o segredo em qualquer situação, urgência e prioridade na demanda/projeto que precise tocar com sua equipe, é a estruturação humana. Primeiro organize a equipe que estará com você. O conhecimento de cada um, como trabalham e como trabalharemos, e onde precisamos chegar. Mas o objetivo deste artigo é gerar em nós uma auto avaliação, como o primeiro passo para evolução na caminhada de um(a) líder melhor.
Não acharemos regras nem fórmulas, que possam ser aplicadas e replicadas em qualquer liderança, mas o que destaco e julgo ser a essência para a evolução de um(a) verdadeiro(a) líder, é pensar primeiramente nas pessoas. Assim você irá conhecer a evolução como líder, quando os resultados chegarem como consequência de uma equipe, que trabalhando satisfeita e em sinergia, trarão a você não apenas feedbacks positivos, mas estarão interessados em ajudar continuamente em qualquer situação que juntos possam enfrentar.
E você concorda com estes posicionamentos que compartilho? Vamos engradecer este assunto, e aprendermos a cada dia, sermos um(a) melhor líder no futuro? Comentem neste artigo.
Thiago Barcelos


Comentários